sábado, 13 de agosto de 2011

Breve história sobre o surgimento das favelas


 Emyle Caldeira
   
     Desde o Império Romano e Idade Média, 
a mão de obra escrava e o surgimento da classe burguesa, respectivamente, foram substituindo e proporcionando melhores condições de vida nos núcleos urbanos, impulsionando as migrações. Mas não precisamos voltar tanto para entender o contexto. Voltemos ali para o século XVIII, para o surgimento das indústrias, maquinário e porque não, das favelas.


     Todos já sabem, ou deveriam, que o advento tecnológico do maquinário foi o Boom que aconteceu na economia do mundo inteiro, gerando novas oportunidades de emprego e principalmente melhores salários no meio urbano.


     Sem pensar duas vezes, os camponeses migraram em massa agarrados aos seus sonhos.
Mas assim como aconteceu com o povoamento do Brasil, não encontraram o paraíso
à que foram prometidos.



     As cidades simplesmente não estavam preparadas para oferecer empregos para todos, muito menos para suprir as necessidades básicas de grande parte da população que chegava.
     Sem condições para se instalarem em habitações decentes, as pessoas recorreram e recorrem, a barracos construídos por elas mesmas, a locações informais, a loteamentos clandestinos ou às ruas.


     Mesmo em condições precárias, as favelas continuavam a crescer... A mecanização, concentração de capital, importação de alimentos, guerras civis e secas no campo contribuíram para a falta de opção dos "novos cidadãos". 



Nasce assim a Era Favela.





Nenhum comentário:

Postar um comentário