Leonice Monteiro
O que se vê hoje acontecendo nas ruas de Londres já possui precedentes. A revolta de seus jovens carentes, relegados em segundo plano dentro da política Inglesa tem seus fundamentos. A manifestação pacífica de cerca de 300 pessoas, organizada por parentes e amigos de Mark Duggan, realizada em 6 de agosto de 2011, após seu assassinato pela polícia metropolitana de Londres (dois dias antes), foi simplesmente ignorada, causando revolta das minorias étnicas que são constantemente subjugadas pela polícia e pela sociedade londrina. A morte de Duggan foi a gota d’água de um sentimento de descontentamento generalizado por estas populações mais pobres devido a uma série de fatores.
A origem das manifestações foi em Tottenham, bairro pobre do norte de Londres onde Duggan foi assassinado. Após o não atendimento aos pedidos de explicações da família do rapaz, grupos de jovens se revoltam. A facilidade de comunicação permitida pela tecnologia atual possibilitou que diversos motins fossem incentivados, acontecendo em vários bairros e distritos de Londres, chegando até outras cidades como Bristol. Foram ataques incendiários e diversos saques em comércios. O resultado da violência foi de 5 mortes, ao menos 16 feridos e altos prejuízos econômicos além da prisão de diversas pessoas.
BRESCIANI, Maria Stella Martins, Londres e Paris no século XIX, 127 pgs
SITES:
Tumulto expõe tensão entre comunidade e polícia no norte de Londres autor= Jackson, Peter (em português). BBC (7 de agosto de 2011, 16:53 GMT).
Investigação conclui que morto em Tottenham não disparou contra a polícia (em português). BBC (9 de agosto de 2011)
Manifestantes queimam carros da polícia em Londres durante protesto (em português). G1 (6 de agosto de 2011).
Como a polícia perdeu o controle durante os tumultos em Londres (em portuguê).Lewis, Paul e Quinn, Ben (8 de agosto de 2011).
Sobe para cinco o número de mortos nos motins no Reino Unido (em português). Público (Portugal).
Anarquia em Tottenham: Um eco sombrio do distúrbio em Broadwater Farm de 1985 (em inglês). Daily Mail (7 de agosto de 2011).
Concorrência de argumentos para explicar os tumultos (em inglês). BBC (11 de agosto de 2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário