RELATÓRIO – GRUPO 4
O grupo abordou assuntos relacionados às formas de divisão urbana (muros) ao longo da história, seja ela funcional, cultural ou por Status. A exposição do conteúdo se deu em forma de textos, citações, vídeos e imagens (fotos, tabelas e gráficos). Foram citadas cidades onde há muros dividindo fronteiras, como, por exemplo, o muro da Palestina. O grupo falou sobre o contexto mundial (Palestina, Cisjordânia), brasileiro (São Paulo), porém, abordou pouco o contexto belo-horizontino, uma vez que o foco de estudo foi a cidade de São Paulo.
Divisão urbana por Status
Divisão urbana por Status é o mesmo que segregação sócio espacial. Um exemplo são os condomínios, áreas residenciais com acesso restrito, enfatizando o valor do que é privado, como uma reafirmação das relações de poder.
O principal motivo pelo qual as pessoas optam pelos condomínios é a segurança, uma vez que, são fisicamente demarcados e há um controle da frequência. O agrupamento de pessoas se dá pela similaridade social, cultural e econômica.
São Paulo – Segregação Espacial
O muro da Cisjordânia
O muro da Cisjordânia representa um dos conflitos mais marcantes da atualidade. Trata-se de uma barreira entre Israel e Cisjordânia. O muro impede a passagem de cidadãos palestinos para áreas israelenses. É necessário conhecermos “os dois lados da história”. O governo Israelense afirma que a finalidade do muro é evitar a entrada de terroristas nas áreas israelenses, enquanto palestinos declaram que o muro incorpora partes do território palestino ao território israelense. O muro da Cisjordânia é um sistema de segregação espacial.
Imagem do Muro da CisjordÂnia
Referências: Blog e apresentação do grupo em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário