segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Afinal o que é Saneamento Básico??


Isabella Mendes

O saneamento deve ser entendido como um conjunto de ações visando à salubridade e
à higiene, sobretudo nos ambientes coletivos, sendo o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e o destino do lixo, as variáveis mais freqüentes em sua análise. Caracteriza-se, então, o saneamento como um importante instrumento da saúde pública que envolve um conjunto de medidas relacionadas a intervenções no meio físico prevendo a quebra dos elos da cadeia de transmissão das doenças.
No Brasil, todas as regiões metropolitanas sofrem com o desafio da implementação do
saneamento em caráter universal e integral, sendo que, para as cidades centrais, a despeito de seu maior dinamismo econômico, os problemas sanitários ainda são bastante complexos. Nestas cidades, o tamanho da população e a forma de ocupação dos espaços urbanos são os principais condicionantes da situação sanitária, dado que os mananciais de água em condições de potabilização se tornam escassos, bem como áreas para a disposição final dos resíduos sólidos. Além disso, a cobertura deficitária por rede de esgotamento sanitário impossibilita o tratamento global das águas residuárias incidindo em poluição dos recursos hídricos.
Percebe-se que o processo de periferização adquiriu maior relevância numa perspectiva social, na medida em que as populações mais carentes passaram a ter como única opção a ocupação de morros e de localidades cada vez mais distantes e desprovidas de saneamento, pagando o maior ônus da concentração urbana. É nas favelas onde a situação do saneamento é mais precária, por causa da ocupação desordenada destes espaços e pela expressiva densidade demográfica existente. As periferias também sofrem com a ausência de infra-estrutura urbana e sanitária, pois as administrações municipais não conseguem reagir, muitas vezes por impossibilidade financeira, ao intenso processo de ocupação desordenada que tem contribuído para um aumento exacerbado na favelização das periferias. Este processo tende a se complexificar, na medida em que as ações do poder público não se voltem para a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário