O trabalho do grupo começa explicando o texto de Rem Koolhas que fala sobre a cidade genérica ( fala sobre a cidade contemporânea perder sua identidade). Continua fazendo comparações de cidades que podem ser consideradas Generic Citys.Os tópicos citados pelo grupo foram: Generic City ( texto de Rem Koolhas),A cidade de Los Angeles, Xangai, Pequim, Hong Kong.
O trabalho em si não fez diretamente uma relação com o Brasil e Belo Horizonte mas analisando a dinâmica das Generic Citys, percebemos que a cidade de São Paulo possui estas características por ter autonomia, uma cultura bem miscigenada, cresce de forma a abrigar a todos e percebemos que suas novas construções tem um certo estilo internacional e não uma identidade própria de cidade brasileira. Construções que atendem as necessidades contemporâneas mundiais e globais.
Los Angeles
A cidade de Los Angeles é interessante por ser uma das regiões mais populosas e multiculturais dos Estados Unidos. Um grande Centro de Negócios que possui posição estratégica, com logística de mobilidade, muito verticalizada e fragmentada. Em sua região metropolitana possui várias indústrias com tecnologia de ponta. Com estes grandes fluxos de capital, se torna uma cidade atrativa, trazendo fluxos migratórios que aumentam significamente sua população o que faz com que a cidade se expanda ainda mais.
Como resultado deste processo surge uma imensa desigualdade social. Na cidade, a segregação sócio espacial é nítida com zoneamentos étnicos, disposta de forma que estas populações pobres atendam como mão de obra nas indústrias.
Stock Royalty Free: Indústria do rio de Los Angeles
|
Chinatown, em Los Angeles
|
Pode ser considerada genérica pois possui uma história superficial( pode se dizer que sua história foi apagada) e hoje ganhou importância dada sua posição estratégica.A logística de transportes é eficiente.É o maior centro comercial e financeiro da China e uma das maiores regiões metropolitana do mundo, além de maior porto de carga do mundo . Assim como a cidade genérica, se é pequena, se expande.
Assim como Los Angeles, possui grande desigualdade social( salários de fome pois falta muito emprego, além das extensas cargas horárias). Os problemas urbanos são muitos e a cidade cresce as custas desta super exploração dos mais pobres.
Porto de Xangai, o maior do mundo |
imagem de Xangai e seus edifícios contemporâneos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário