quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GRUPO 09

RELATÓRIO – GRUPO 9

            O grupo abordou temas como: o programa Vila Viva (Belo Horizonte), questões Econômicas, Saneamento Básico, desigualdade e o tratamento dado pelo governo Nigeriano às questões problema em Lagos (Nigéria).
O contexto mundial foi abordado ao mostrarem a situação de Lagos. O contexto Belo-horizontino também foi trabalhado ao fazerem uma crítica ao programa Vila Viva. O grupo conseguiu associar os dois temas com bastante coerência.

O Programa Vila Viva
O Vila Viva é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte, que visa o reassentamento dos moradores de algumas favelas da cidade. Aparentemente o programa parece ser a solução para os problemas de infraestrutura. Porém, é válido lembrar que a mídia, de certa forma, romantiza a iniciativa, ignorando as consequências para as comunidades e as famílias. Famílias são desapropriadas após viverem por anos no mesmo local. São pagos valores irrisórios a título de compensação inferiores aos valores de mercado. A região é valorizada, porém os salários de seus moradores não acompanham.

Imgem retirada do site da PBH  

 Saneamento Básico em Lagos

Apesar de ser a maior cidade do país, a situação assistida em Lagos (Nigéria) é assustadora. Vemos milhares de pessoas cercadas pela água, vivendo em verdadeiros pântanos. Apesar de parte de sua área estar coberta pela lagoa, rios e pântanos, dados oficiais (ONU) apontam que apenas 42,6% da população têm acesso à água tratada e encanada.
O crescimento populacional desordenado e o planejamento inadequado é um desafio enfrentado pela gestão urbana de Lagos, porém, a cidade vem buscando contornar a situação. As intervenções incluem a urbanização das ruas, perfuração de poços para fornecimento de água potável, construção de banheiros, novas escolas e melhoria das escolas já existentes, entre outras. Enquanto isso, aguardamos ansiosos que tudo isso de fato funcione.

Lagos Nigéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário