quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GRUPO 03

Fronteira Urbana – Condomínios – Novas Periferias Metropolitanas


Como o grupo desenvolveu o tema?

É imprescindivel a criação de uma lei o mais breve possível para regularização do mesmo. Uma falta de compromisso e respeito do poder público, e como sempre, não fazemos nada, inclusive... Eu.
O grupo desenvolve o tema iniciando-o com uma breve introdução sobre duas correntes ideológicas predominantes em 1900, o Modelo Progressista e o Modelo Culturalista, surgidos com a necessidade de reestruturação das cidades pós-industriais. Após introdução, alguns exemplos de cidades foram explicadas. Cidades como a de Lecthworth e a Cidade Jardim Village Homes receberam atenção quase que exclusiva durante esse assunto. Após expansão deste conceito para o mundo, explica o grupo, sua ideia básica, ou sua essência, é modificada gerando, por exemplo, nossos condôminios fechados atuais. Explicando e fazendo um paralelo sobre legislação referente, marketing e  condominio norte americanos e belo horizontinos, o grupo fecha a apresentação deixando bem claro o quanto “selvagem” é a atual situação que estamos inseridos.


Como foram feitas as correlações entre os contextos brasileiro, belo horizontino e mundial?

Feito um apanhado geral de condomínios fechados e “cidades fechadas” pela Grande Belo Horizonte e em algumas localidades dos Estados Unidos, o grupo esclarece que a correlação mais intensa entre condomínios brasileiros e norte americanos é a forte influência ideológica que recebemos “gratuitamente”.




Escolha duas situações, dentre as analisadas pelo grupo, como as que você tem maior interesse teórico e/ou prático e justifique, com um texto de dois parágrafos para cada uma delas e duas imagens para cada uma delas.


Marketing Imobiliário.
 
Existente para enganar, ou melhor “apresentar” a meros compradores, ou meras pessoas ao acaso, o marketing imobiliário utiliza de todas as forças possíveis e necessárias para vender seu produto, nesse caso particular, o condomínio fechado.

De uma forma incrivelmente curiosa, o mercado consegue vender um produto que tem como objetivo básico, isolar pessoas com potencial de compra em locais de baixo custo inicial, vendendo uma imagem de alto padrão, que oferece a maior comodidade segurança e qualidade de vida, pura mentira. Condomínios fechados nada mais são do que uma forma de se esconder dos ilusórios perigos, medos em busca de uma falsa qualidade de vida.
















Lei no Brasil.

É incrível e inacreditável como ainda não há uma lei que regularize a existência ou não existência de condomínios fechados no Brasil. Estamos simplesmente soltos aos leões, sem nada a nos proteger, nadando na corrente do mercado.


É imprescindivel a criação de uma lei o mais breve possível para regularização do mesmo. Uma falta de compromisso e respeito do poder público, e como sempre, não fazemos nada, inclusive... Eu.


 

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